Padre Bianor Jr.
Natal/RN, segunda-feira, 15 de janeiro 2024
A quem se põe a caminho, farei ver a salvação de Deus.
SI 50
Mc 2,18-22:
Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram e disseram a Jesus: "Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas teus discípulos não jejuam?" Disse-lhes Jesus: "Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo estiver com eles, não podem jejuar. Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; nesse dia jejuarão.
" Ninguém costura um pedaço de pano novo em uma roupa velha, senão o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgo torna-se pior. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, senão o vinho romperá os odres, e o vinho perde-se com os odres".
Irmãs e irmãos,
O centro da controvérsia é a pessoa de Jesus.
Ele não despreza as Leis nem os costumes; apenas quer colocar as coisas no seu devido lugar. A misericórdia tem que estar no centro, pois, em uma festa, a etiqueta e as práticas exteriores podem nos tirar o foco, atrair as atenções, tornando-nos incoerentes e superficiais. O que importa é a presença do noivo, que dá sentido às núpcias. Noivo, roupas novas, vinho novo. Marcos insiste em mostrar que, com a vinda de Jesus, algo novo está começando. É preciso entrar nessa festa da vida com espírito renovado. O exterior deve ser expressão da nova vida que nos trouxe Jesus; é dessa forma que o nosso estar com Cristo se plenifica.
(Cf. paulinas, viver a palavra 2024)
PROPOSTA DO DIA:
Cuide das práticas cristas, mas faça tudo por amor e com humildade.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário