25/06/2016

GUARDA, O MACGYVER CEARAMIRINENSE!

Enfrentando bandido com os "peitos"


Sempre tenho defendido a Guarda Municipal de Ceará-Mirim por sua importância dentro da nossa "Segurança Pública", importância exaltada pelo comando da Polícia Militar e delegado da Polícia Civil em nosso município. Dentre os atributos da guarda está o da obediência aos seus superiores, fato comum dentro de corporações voltadas a segurança pública.
Na noite desta sexta-feira (24) atendendo a uma dessas obediências, a guarda de Ceará-Mirim através de uma O.S. se deslocou até o distrito de Raposa para dar suporte a uma festa junina que acontecia naquela localidade, mas no meio do caminho tinha uma pedra, e que pedra. Uma pedra chamada "BANDIDO" recepcionou a viatura com disparos de armas de fogo, e para a sua defesa a guarda disponibilizava de relés cassetetes. Numa manobra pericial do condutor da viatura, nenhum tiro disparado atingiu o alvo e todos foram salvos e ilesos, graças a Deus.
Nesta mesma noite, se tudo tivesse ocorrido como o programado, a guarda teria que se fazer presente no distrito de Coqueiros para também dar suporte numa festa animada pela Banda Grafite, levando como meio de defesa os mesmos cassetetes.
As autoridades que comandam a guarda em Ceará-Mirim, principalmente o chefe do executivo, devem entender que segurança pública não é brincadeira de criança, vidas são expostas ao que mais de ruim pode acontecer em se tratando de segurança pública.
Nas telas dos cinemas existia um grande herói que derrotava exércitos sem disparar um só tiro, até porque não usava armas de nenhum tipo, o sensacional MacGyver, mas era só na fantasia, aqui a história é real e não pode-se enfrentar bandidos fortemente armados com um pedaço de pau ou borracha.
Deem condições de trabalho a essa instituição que todas as vezes que é requisitada pela sociedade desempenha muito bem o seu papel, se a lei permite o armamento porque não foi feito até agora? enfrentar bandidos tem que ser no mínimo em teor de igualdade.
Não quero fazer apologia a desobediência, mas se eu sou guarda municipal e tivesse que proteger a sociedade dos bandidos com um pedaço de pau na mão, com todo respeito eu mandaria quem estivesse me expondo a esse ridículo papel. Se algum tipo de represália ou punição me fosse imputada procuraria a justiça para fazer valer o meu direito a vida.

19 comentários:

Anônimo disse...

Eu na minha forma pessoal de ver, sou contra a Guarda fazer esse tipo de serviço. Ao um tempo atrás que fazia esse trabalho era a polícia militar. . .

Anônimo disse...

A questão não ser contra ou a favor, agora é lei e a lei é federal.

Anônimo disse...

Pelo meu entendimento o ocorrido aconteceu no caminho do local onde os mesmo foram designado a atuar isso não passa de uma fatalidade que graças a Deus não tivemos vítimas afinal qual é o papel da Guarda Municipal? Não é o de proteger o bem público e foi para isso que eles foram designados ao Município agora estes blogs sensacionalistas querem a todo custo desestabilizar um comando que vem fazendo um belo trabalho na nossa cidade de Ceará Mirim tentando manchar a reputação do comando que até então só faz trabalhar para que a nossa cidade tenha ordem pelo menos nos arredores públicos.

Gilvaneide disse...

Pelo que entendi o ocorrido foi no meio do caminho e não no local onde os mesmos foram designados a comparecer o próprio nome bem fala" Guarda Municipal" serve para proteger e colocar ordem em lugares públicos o ocorrido poderia ter acontecido em qualquer lugar foi só uma fatalidade estão querendo colocar fogo em água e tentar desestabilizar o belo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo comando da Guarda Municipal de Ceará Mirim.

Anônimo disse...

Que cumpra-se na sua integralidade

Anônimo disse...

Pela Lei Federal 13022/2014 ,cidades como Ceará mirim com mais de 50.000 habitantes,já podem trabalhar armadas.Deixar a GMCM desarmada é expor seus agentes ao extremo perigo ,como o próprio autor já relatou.

João Paulo disse...

A culpa é do prefeito q é omisso com essa situação vergonha...

João André disse...

Sensacionalista? veste a farda e vai de peito aberto dar suporte em lugar público, principalmente em local que tem quadrilha nos arredores,segundo a polícia civil de Ceará-Mirim. Então quer dizer que no caminho pode levar bala na cara, não pode no local da festa. Sei não, viu! A questão não é onde aconteceu o atentado, é a guarda está preparada para revidar. A lei diz que tem que armar, e aí?

Anônimo disse...

PELO MEU ENTENDIMENTO? QUEM DANADO É TU PRA TER ENTENDIMENTO DA SITUAÇÃO? ATIRARAM NA DIREÇÃO DA VIATURA, FATO. PELO MEU ENTENDIMENTO. KKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Pois é fatalidades deste tipo não estamos livres
graças a Deus saiu todos ilesos.

Anônimo disse...

PELO Q PUDE ENTENDER ELES QUEREM SER O HERÓI DESARMADO POR TANTO ME CALO E SEJA FEITA A TUA VONTADE HERÓIS SEM MUNIÇÃO .

Anônimo disse...

Vcs não sabem a realidade da guarda municipal,esse comandante só veio pra prejudicar e muito a GM, quem trabalha na gm sabe quem é o comandante, até na polícia que a instituição do dele ninguém gosta dele, ele é muito mau falado na polícia, todo mundo sabe a fama dele, podem perguntar na pm. Pra ele o que importa é o bolso, to sabendo que GMs vaibao MP falr sobre ele.

Anônimo disse...

Todo mundo falando do que aconteceu em raposa e ninguém fala sobre essa ordem de serviço pra grafith. Pq será hein?

Anônimo disse...

Essa ordem de serviço é apenas uma que veio a tona, mais vcs não sabem o que acontece dentro da GM , é cada absurdo que o comandante manda eles fazer,vcs sabiam que enquanto vcs estão almoçando de meio dia, a GM tá na rua da palha sobre os olharesbdebbocas de fumo e só quem tá lá sabe como é.

Anônimo disse...

Meu caro creio eu que você deve ser um GM gostaria que você postasse ai o edital na qual você concorreu este concurso público o que ele fala sobre as atribuições de um GM gostaria muito de saber.
pede exoneração!!!

Anônimo disse...

Creio que vc que é GM e deve ser babão igual aos outros que comungam com esse comandante.

Anônimo disse...

Outra coisa veja na imagem da ordem de serviço se diz que é algum órgão público ou é evento particular. Estude!!!

Anônimo disse...

Quem ta com medinho pede pra sair e vão colocar currículo por aí omi ninguém é obrigado a trabalhar como gms não. Pecam exoneração e pronto tudo resolvido agora a maioria não tem capacidade de estudar e passar em outros concursos porque 90% dos gms são sem estrutura ou capacidade para tal coisa. A maioria entrou por políticos ai querem cobrar o que!! Vão falar com quem colocaram voces na gm pra vê se dão jeito. Isso é ridículo a pessoa depender de alguém pra conseguir algo ou alguma coisa.SE CAPACITEM ESTUDEM e saiam da gm já que estão insatisfeitos pronto simples assim. Mais já que não tem capacidade nem estudo o suficiente pra isso então engulam e aguentem caladinhos por que isso era so o começo..abraços amigos. E não esqueça peçam exoneração e deixem de atrapalhar quem quer trabalhar e de fazer chafurdo com outros.

Anônimo disse...

Concordo peçam exoneração e vão pra Guararapes la deve ser bem melhor.são um bando de folgados isso sim que mal trabalham e ainda reclamam isso por que na gmcm as pessoas só sabem gritar agora argumentar que é bom nadaa.A gmcm sempre será Mirim assim como o próprio nome do interior de vocês.