24/11/2015

LAVA JATO

PF prende Bumlai, pecuarista amigo de Lula

PF batizou de Passe Livre a nova etapa da Lava JatoA Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (24), em Brasília, o agropecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, na 21ª fase da Operação Lava Jato. Bumlai era aguardado na CPI do BNDES, na Câmara, onde seria ouvido esta tarde. Preso preventivamente, ele será transferido para a Superintendência da PF. Deflagrada nesta madrugada, a Operação Passe Livre, a nova fase da Lava Jato, cumpre 25 mandados judiciais e outros 25 de busca e apreensão, além de seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.
Empresário do setor sucroalcooleiro e pecuarista de Mato Grosso do Sul, Bumlai tinha acesso livre ao gabinete de Lula durante os oito anos de seu governo. Um dos delatores da Lava Jato, o lobista Fernando Baiano disse aos investigadores que trabalhava para que a empresa OSX participasse de contratos da Sete Brasil com a Petrobras para a exploração do pré-sal. Apontado como operador do PMDB no petrolão, Baiano contou que pediu ajuda a Bumlai e que os negócios não prosperaram. Ainda assim, afirmou, o pecuarista cobrou uma comissão de R$ 3 milhões, alegando que o valor seria repassado a uma nora de Lula.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, publicada em 25 de outubro, Bumlai disse ter promovido um encontro entre o presidente da Sete Brasil e o petista, mas negou ter pedido qualquer comissão. Ele contou ter recebido um repasse de Baiano referente a um empréstimo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O negócio tá chegando pra perto do chefe , já imaginou se essa moda pega , prefeito que responde à um monte de processos que se prepare para fazer companhia pra esse e outros na cadeia .