26/11/2015

JUSTIÇA INVESTIGA PREFEITO DE PARNAMIRIM

Prefeito de Parnamirim é investigado por suspeita de desvio de recursos públicos

Prefeito Maurício Marques é investigado (Foto: Divulgação / Prefeitura de Parnamirim)
O desembargador Cornélio Alves autorizou o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, a aprofundar um procedimento de investigação contra o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.
Ao magistrado, o chefe do Ministério Público do RN apresentou elementos de que o prefeito da terceira maior cidade do RN pode estar envolvido em fraude em licitações e desvio de recursos públicos. O despacho do desembargador cita o inciso primeiro do artigo primeiro do Decreto-Lei nº 201, segundo o qual “São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores: apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio;
O procedimento contra Maurício Marques foi aberto em janeiro de 2014 no âmbito da Procuradoria Geral de Justiça. Naquela época, era investigado o fracionamento indevido de licitação, o que permitiu dispensar a concorrência pública em alguns casos.
Em seu despacho de autorização, o desembargador explica ainda que só deve ser negado o pedido de investigação quando não houver indícios de crime; quando o fato narrado não constituir crime ou ainda quando houver extinção da punibilidade.
“Na espécie, após os esclarecimentos prestados pelo Parquet, percebe-se que, a priori, nenhuma dessas situações inibidoras do desencadeamento da investigação está manifestamente evidenciada, sendo cabível o provimento jurisdicional pretendido”, anotou Cornélio, ao justificar porque autorizava a continuidade da investigação.

Nenhum comentário: