09/10/2015

SECA GRANDE NO RN


Caern dobra número de cidades com rodízio no abastecimento de água no RN

RN já gastou mais de R$ 4,7 milhões com carros-pipa
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) confirmou que o número de cidades com rodízio no abastecimento de água quase dobrou nesta semana. Agora, 80 dos 167 municípios potiguares estão no regime diferenciado na oferta de água a população. O número corresponde a 48% das cidades do estado.

De acordo com dados da Caern, 153 cidades estão em estado de emergência, sendo 80 em crise no abastecimento. A situação mais grave é em Acari, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel, Tenente Ananias e Macau, que estão em situação de colapso.

Para as cidades em que ocorrerá o rodízio, a Caern definiu dias e horários para o fornecimento de água. O objetivo é prolongar o tempo de abastecimento de água nas cidades em que os reservatórios estão com baixos níveis devido à estiagem prolongada.

A definição sobre o horário em que haverá a paralisação do abastecimento dependerá do tamanho e nível dos reservatórios que atendem a cada cidade. Em Martins, por exemplo, o abastecimento ocorrerá somente de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Já em Olho D'Água do Borges, o abastecimento é realizado durante todo o dia, mas também suspenso no fim de semana. Outro caso diferente é o de Parelhas, em que a água é cortada durante todas terças e sextas-feiras.

Nenhum comentário: