13/10/2015

PAPO 10 COM CARLOS SOBRAL



1 - Carlos Sobral, por quê você quer ser prefeito de Ceará-Mirim?
(Blog Ceará-Mirim Livre)

 

Carlos - Primeiro quero deixar bem claro, que nunca tive projeto pessoal  de candidatura, como nunca aceitaria ser candidato de grupos econômicos. Na de vereador foi  um projeto discutido no Partido Socialista Brasileiro-PSB, que por aclamação definiu as candidaturas de Renato Martins, Ronaldo Venâncio e a minha, sendo eleito os dois últimos em 1996. A  pré-candidatura a prefeito, está sendo discutida a nível do Partido Socialista e Liberdade-PSOL, no entanto o povo da nossa cidade, já  sinaliza apoio nas esquinas, demonstrando querer uma candidatura popular. O que posso afirmar, é que tenho sonhado junto com  as pessoas que não se rendem, para termos mandatos na prefeitura que dialogue com a sociedade. Como na vida inteira tenho feito esse exercício, eu estou preparado para essa missão. Além do mais, o nosso povo não precisa apenas de um administrador, um capitão de empresa, e sim de um Gestor Público, que entenda de políticas públicas. Portanto, estou concluindo na UFRN, uma Graduação de Gestão de Cooperativas, para que além da prática, tenhamos também o conhecimento científico, para desenvolver um mandato coletivo, do povo e para o povo.

 
2 - Carlos Sobral, você hoje se arrepende de um dia ter apresentado o delegado Antônio Peixoto para ser prefeito de Ceará-Mirim?
(Ari Duarte)

 

Carlos - Sim, e por diversas vezes externei esse sentimento. Antonio Peixoto, traiu a esperança do nosso povo em 2000. Se elegeu com apoio de grupos econômicos, e partiu para administrações convencionais, atendendo aos interesses dos grupos que o elegeu. De positivo, baniu de Ceará-Mirim, o grupo da família Melo, responsável pelo atraso dos últimos 30 anos de nossa cidade, e que deixou alguns discípulos, que querem praticar a politica dessa família, mas que Ceará-Mirim, precisa se livrar deles, para não correr o risco de retroceder.

 
3 - Carlinhos, qual o seu projeto para a segurança pública de nossa cidade?
(Edson Evilásio)

 

Carlos - O PSOL, tem como bandeira principal o governo discutido com a sociedade. E nós não faríamos diferente, temos que discutir com a sociedade, toda a administração, com ênfase: Na saúde, Educação, Segurança, Desenvolvimento com geração de emprego e renda,  e politicas de gênero. Mas, levarei para discussão, uma politica de segurança preventiva, com foco na educação cidadã, e como experiência piloto,  escola de tempo integral. Como ação emergencial temos que combater o crime com uma politica coercitiva,  apoiando um trabalho integrado da policia  civil, militar e guarda municipal, dotando essa última de aparelhamento e uma politica salarial que respeite os profissionais de segurança.

 
4 - Qual partido você pertencia quando você foi eleito vereador e se este partido apoiava o grupo Melo?
(Anônimo)

 

Carlos - No ano de 1995, o saudoso William Ferreira, sogro de Ronaldo Venâncio, trouxe para Ceara Mirim, o  Partido Socialista Brasileiro-PSB. Ronaldo, nos convidou para o movimento alternativo em Ceará-Mirim, que aceitamos. Em seguida, Ruy Pereira Júnior, propôs ao PSB, uma coalização, com  a sua candidatura a prefeito. A aliança, foi discutida no PSB, tendo sido aprovada por aclamação, com as candidaturas pelo PSB, a vereador de Carlos Sobral, Ronaldo Venâncio e Renato Martins, onde foi eleito os dois primeiros. O Partido nunca apoiou o grupo Melo.

 
5 - Carlos Sobral, você sendo um cara determinado e de opinião própria, o que lhe levou a mudar tanto de partido, suas ideologias ou as ideologias dos partidos que não eram aplicadas da forma que você imaginava?
(Um amigo de luta)

 

Carlos - Nos 12 anos de Partido dos Trabalhadores, nunca imaginei que o partido, force exercer a política do fisiologismo, o troca a troca, se render aos políticos conservadores e capitalistas, e tampouco enveredar no mundo da corrupção. Me decepcionei, e com outros companheiros nos filiamos a PSOL.

 
6 - Sobral, sabendo que Ceará-Mirim é uma cidade viciada eleitoralmente, onde o dinheiro sobrepõe a todas as vontades, o PSOL tem condições de mudar a cabeça do eleitor a ponto de derrotar as grandes oligarquias abastadas da nossa terra?
(Fernando Silva Leite)

 

Carlos - Sim, será um movimento de vanguarda, iremos discutir a politica com o P, maiúsculo, um movimento para discutir na sociedade propostas e soluções com participação popular. Um movimento sem enrolação, sem mentira, nem obediência a grupos capitalistas, e nem a politicos conservadores. Um movimento que mostre os truques, e os esquema dos maus politicos. Temos que desnudar os viciados políticos, que ficam como gangorra de uma lado e de outro, participando de partidos que fazem negócios politicos, como se fosse uma moeda de troca., sem nenhuma ideologia. Faremos a politica da conscientização, do esclarecimento e participação popular . O mau político só teme o povo. Vamos sacudir a nossa cidade.  Sempre fui contrario a exploração politica do nosso povo. A nossa trajetória politica, nos credencia a essa luta, é um sonho, é uma cultura plantada há 30 anos, chegou a hora da colheita coletiva de toda a Ceará-Mirim.

 
7 - Carlos Sobral, mesmo você saindo do PT ainda defende o governo federal em muitas situações. O PSOL ler a mesma cartilha petista?
(Blog Ceará-Mirim)

 

Carlos - Não defendo, mas  não sou hipócrita, reconheço avanços sociais. O PSOL, defende a participação da sociedade nas políticas públicas, de forma avançada, ouvindo os segmentos da sociedade, através da sociedade civil organizada, e grupos informais. O PT, preferiu o governismo, para entender isso, basta ler o livro Mosca Azul, de Frei Beto, que foi assessor especial do presidente Lula, e fundador do PT.

 
8 - Carlos Sobral, se a candidatura do PSOL não for viabilizada em Ceará-Mirim, o partido marcharia com uma candidatura que não seja socialista?
(Blog Ceará-Mirim Livre)


Carlos - Não existe a menor possibilidade, do PSOL, apoiar candidaturas conservadoras, capitalistas. Nós só faremos alianças, com partidos que defendam nos seus estatutos, uma política similar como a do PSOL. Estamos organizando a nossa base partidária, internamente, para que possamos disputar as  eleições, junto com partidos, que defendam a transformação social. Próximo dia 18, participaremos do Congresso Estadual do Psol, na oportunidade será discutido o projeto politico de 2016. Em seguida, faremos o congresso municipal pra discutir, a estratégica,
e a tática política, que exerceremos em Ceará-Mirim. Como proposta, proponho  alianças com partidos progressistas, a começar pelo o nosso co-irmão o PSTU, que tem como liderança a professora Ana Célia.

 
9 - Sr. Carlos, das candidaturas postas até o momento em busca do Palácio Antunes, excluindo a sua, qual você acredita que poderá sair vitoriosa?
(Francisco Gomes)

 

Carlos - Tenho Certeza, que desta vez, os candidatos de muito dinheiro ,e os outros, que são subservientes a grupos econômicos, irão quebrar a cara, pois o povo cansou dos falsos políticos. A candidatura vitoriosa, sairá do meio do povo. Ceará-Mirim, vai viver novamente, mais um fenômeno do seu povo, se rebelando contra a casta de políticos que representam a política velha. Viveremos uma verdadeira revolução popular, rumo ao novo tipo de fazer politica, onde o individuo, o povo será o centro das atenções.

 
10 - Politicamente quais semelhanças e quais diferenças entre Carlos Sobral e seu pai o saudoso Rafael Sobral?
(Eduardo Lourenço)

 

Carlos - De forma especial, quero responder, ao Dr. Eduardo Lourenço, autor  da última pergunta, por sermos contemporâneos, do Santa Águeda, além de João André. Como também quero convidá-lo para a luta. Me vejo, com muitas semelhanças com o meu  querido Rafael Sobral, embora cada um tenha vivido o seu tempo. Tenho, o mesmo sonho, de libertar e desenvolver Ceará-Mirim. Em 1962, Rafael, candidato a prefeito, enfrentou, o poderio econômico de três usinas moendo, o governo estadual de Aluízio  Alves, além do governo municipal  com Edgar Varela, e que foram derrotado pelo velho. Outra semelhança, é que a nossa pré-candidatura, nasce como a dele, do meio do povo, e como tal será vitoriosa. A grande diferença, é que vivemos em tempo diferente, mas a sua lição de honestidade, lealdade, princípios, amor por Ceará-Mirim, trabalhador, foi o seu grande legado deixado para seus filhos. Obrigado João, por essa oportunidade, do exercício da DEMOCRACIA.

5 comentários:

Anônimo disse...


num era essa mesma expressão ou discurso que foi usado por peixoto?

se foi, então, podemos dizer: esse discurso já conhecemos!

Anônimo disse...

Carlinhos, conheço a sua posição de honestidade diante da política, mas política não tem lugar pra honesto, principalmente os que almejam cargos eletivos. Você já foi vereador e sabe que o jogo é jogado e pesado, tanto é que você sobrou na eleição seguinte. Infelizmente, é assim!

Anônimo disse...

esse rapaz foi vereador eleito com ajuda da prefeitura na epoca que a irmã era quem mandava no pedaço. ou não foi sera que sou parente de lula que esquece de tudo.deixa de conversa eu vc e todos so falamos quando não somos beneficiados.

Anônimo disse...

nunca foi beneficiados pelos melos, foi coencidencia demais so consiguio se eleger quando a irmã era quem mandava na prefeitura na epoca dos MELOS, pq não saiu depois pra vereador? menino papangu engana menino.

Unknown disse...

TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO PELO CARLINHO SOBRAL E DIGO SEM MEDO , DE TODOS OS QUE SE DIZEM PRE ELE É O QUE MAIS SE ASSEMELHA AO VERDADEIRO FILHO DE CEARA MIRIM, CARLINHOS ESTAMOS JUNTOS , CONTE SEMPRE COM SEU AMIGO BORGES DE VÁRZEA DE DENTRO