07/07/2015

LÁ VEM BOMBA

Vem aí a nova ‘lista do Janot’, baseada na delação de Ricardo Pessoa

tui6uuy45
“Vem aí uma nova ‘lista do Janot’. Com a homologação da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, o procurador-geral da República deve abrir nos próximos dias mais procedimentos. Tanto podem ser outros inquéritos quanto diligências em investigações já em curso no Supremo Tribunal Federal. Apesar do enorme volume, auxiliares de Rodrigo Janot dizem que há investigações avançadas a ponto de já gerar denúncias, talvez ainda antes do recesso do Judiciário.
Dada a abertura de novas frentes de apuração, no Ministério Público Federal não se descarta a necessidade de que Janot tenha de convocar mais procuradores para integrar o grupo que o auxilia na Lava Jato.”
É tanta roubalheira sob o governo do PT que falta até procurador para dar conta de tudo.
A delação de Pessoa resultou em 18 acusados, de acordo com a relação divulgada por VEJA.
A seguir a lógica de sua primeira lista, no entanto, Janot não deverá incluir Dilma Rousseff.
Ele havia escrito da outra vez sobre os envolvidos nas doações à campanha da petista:
“Pelo teor direto da narrativa, a suposta solicitação da vantagem deve ser apurada em relação a quem a teria feito.”
Quem a teria feito segundo Paulo Roberto Costa, no caso, era Antonio Palocci, não Dilma.
Agora, os que a teriam feito segundo Ricardo Pessoa foram os então tesoureiros Edinho Silva, João Vaccari Neto e José Filippi, além de Manoel Araújo Sobrinho, chefe de gabinete de Edinho, que acertava as doações.
O próprio Edinho, em sua resposta aos vazamentos, tratou de blindar Dilma, dizendo que a responsabilidade de arrecadar dinheiro para a campanha era só dele.
Na esfera penal/criminal, por enquanto, ainda parece mais fácil pegar Dilma pelas pedaladas fiscais (e pelo contingenciamento indevido) que pelo petrolão.
Mas, na esfera política, o impeachment já devia ter saído há muito tempo.

Nenhum comentário: