29/03/2015

FAMOSOS DO "HSBC"

Existem dezenas de famosos na lista de correntistas do HSBC na Suíça

YTOYUO4E
Artistas, intelectuais e celebridades estão na lista de pessoas que enviaram dinheiro para contas do HSBC na Suíça, segundo informa hoje o jornal o Globo, que apurou o assunto juntamente com o portal UOL. Eles fazem parte de uma lista de 8.667 brasileiros que tinham contas no paraíso fiscal. Ainda segundo O Globo, alguns dos artistas que fizeram depósitos são beneficiários de verbas públicas através da Lei Rouanet de fomento à cultura, embora não haja conexão entre o recebimento das verbas e os depósitos no banco no exterior.

O caso do banco HSBC, conhecido como ‘Swissleaks’ começou com o vazamento de uma lista do banco contento milhares de correntistas internacionais que eram orientados a mover fundos para a filial do banco em Genebra para evitar incidências fiscais. Manter uma conta em um banco estrangeiro é absolutamente legal, mas na maioria dos países do mundo – incluindo o Brasil – é preciso notificar o governo.
 
Entre os artistas listados pela reportagem do jornal carioca, estão nomes do primeiro time do entretenimento no Brasil, como o humorista e entrevistador Jô Soares, as atrizes Cláudia Raia, Maitê Proença e Marília Pera, os atores Francisco Cuoco e Edson Celulari e familiares de luminares da cultura brasileira como Jorge Amado e Tom Jobim.

Um dos correntistas identificados na lista do HSBC, o escritor Paulo Coelho, não teve problemas em dizer que tem três contas no banco, e foi além, defendendo o papel da imprensa em divulgar as informações para esclarecer o caso.

Na longa lista, estão pelo menos dois familiares de Jorge Amado, além dele e da esposa Zélia Gattai, os cineastas Andrucha e Hector Babenco.

2 comentários:

Anônimo disse...


gozado, tenho certeza que a maioria desses 800 invasores de fronteira, são
todos ricos ou milionários, pobre aiiii
não existe, porém são nestas pessoas, q
o governo DIMA É VISTO COM MAUS OLHOS e
são estes milionários que panelam e pis
queiam pedindo o impedimento do GOVERNO
DILMA, acredito que eles acreditam que
podem agirem com esse comportamento cri
minoso a vontade junto o possivel governo de áecio.

Anônimo disse...

Blogueiro, fale alguma coisa sobre a operação zelotes.