21/12/2014

ATÉ LÁ

Ordem dos franciscanos é alvo de investigação por denúncias de lavagem de dinheiro

A principal ordem religiosa franciscana da Igreja Católica está passando por uma grave crise financeira. A declaração foi dada pelo superior da Ordem dos Frades Menores, Michael Perry, após denúncias de lavagem de dinheiro e irregularidades fiscais cometidas pela congregação inundarem os jornais italianos nesta semana.

Em um comunicado divulgado em Roma, Perry afirmou que as atividades financeiras "questionáveis" por parte dos frades têm causado uma situação grave que ameaça a estabilidade financeira da ordem religiosa. Ele disse ainda que, diante das denúncias, a supervisão financeira da ordem ou era muita "fraca" ou ficou comprometida.

De acordo com a revista italiana "Panorama", "dezenas de milhões de euros" da Ordem dos Frades Menores foram investidos em empresas suspeitas por transações ilícitas na Suíça. O periódico citou a reforma custosa do hotel "Il Cantico", uma luxuosa instalação que pouco lembra os princípios de humildade e austeridade de São Francisco de Assis.

O tesoureiro-geral nos serviços administrativos da ordem renunciou. De acordo com Perry, "vários" frades são suspeitos de participaram das transações ilegais. As suspeitas também recaíram em um alto assessor do Papa Francisco em Roma.

O líder da ordem franciscana disse ainda que recorreu à Justiça para ajudar na apuração das irregularidades. Perry notificou ainda o Vaticano e afirmou que está revendo os dados financeiros que remontam a 2003.

Fundada pelo próprio São Francisco de Assis no século XIII, a Ordem dos Frades Menores tem cerca de 15 mil membros em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário: