23/10/2014

SAÚDE NA UTI

'O jeito é morrer', diz mulher que aguarda medicamentos no RN

"O jeito que tem é morrer". É desta forma que a aposentada Eunice Maia vê a solução para a falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Sem ter como pagar por um medicamento para sua asma, a aposentada conta que se sente 'incapacitada' diante da situação. Uma dívida de R$ 28 milhões do governo com fornecedores é a causa da situação.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) reconhece a dívida e afirma que não tem recursos para pagar o débito até o fim do ano. A Sesap confirma a falta de 11 medicamentos, porém o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde Pública afirma que o número é superior e chega a 24. De acordo com a Sesap, a dívida causou a redução de 20% dos medicamentos considerados de alto custo.

Os servidores que trabalham na Unicat também estão em greve, o que prejudica ainda mais o atendimento. Os funcionários cobram mudanças no horário de atendimento, jornada de trabalho e a contratação de pessoal. A Sesap fez propostas, mas ainda aguarda o posicionamento do sindicato. Os servidores estão em greve há 45 dias.

Nenhum comentário: