21/10/2014

DESEMPREGO NO BRASIL

Este gráfico da Folha demonstra o real tamanho do desemprego no Brasil

O  que revela o gráfico ao lado é que 42,7% da nossa força de trabalho está desocupada (recebendo algum auxílio do governo ou aposentados) e não é incluída na contagem feita pelos organismos oficiais sobre taxa de desemprego no Brasil.

Fazendo um cálculo simples:
1. Descontamos o número de aposentados que gira em torno de 30 milhões de pessoas dos fora da força de trabalho : 62,5 – 30 = 32,5 milhões de pessoas.
2. Soma-se estes 32,5 milhões (que seriam os beneficiários de auxílios) a força de trabalho: 32,5 + 97,9 = 130,4 milhões seria nossa força de trabalho total.
3. Agora somamos os 32,5 de beneficiários aos 6,1 milhões de desempregados (pessoas que estão de fato procurando emprego e não conseguem) = 38,6 milhões pessoas que realmente não trabalham.
4. A representatividade total então seria 38,6 milhões de pessoas que não trabalham sob os 130,4 milhões da força de trabalho total.

Ou seja 29,6% da força total de trabalho (menos aposentados) está desempregada ou recendo auxílio. Isto explica muitas coisas como altos impostos, baixa qualidade e alto custo da mão de obra e ai por diante.

Números similares só são encontrados em países da Europa, e a crise européia mostra que essa equação não é sustentável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha aí João o link da mais nova pesquisa publicada a pouco tempo http://www.coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/10/danca-dos-numeros-pesquisa-verita.html

bem mais abrangente do que a do data folha.