29/10/2014

AJUDINHA

Dilma Rousseff pode chamar Aécio e Marina para discutir a reforma política


size_810_16_9_dilma-e-aecio
Reeleita para um mandato de mais quatro anos, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse ao canal de televisão SBT, em entrevista exibida na noite desta terça-feira, que vai sugerir um plebiscito ou referendo para a reforma política do Brasil. A petista também falou que pode chamar o senador Aécio Neves (PSDB)e a ex-senadora Marina Silva (PSB) para debaterem a proposta de reforma.
– Acho que não interessa muito se é referendo ou plebiscito. Pode ser uma coisa ou outra – afirmou ela.

Cabe ao Congresso convocar a consulta popular. No plebiscito, os eleitores respondem diversas perguntas relacionadas à reforma política com “sim” ou “não” e, com base nisso, os parlamentares elaboram uma nova lei. Já no referendo, o Congresso discute, vota e aprova a legislação, e os eleitores são convocados para concordar ou discordar da posição dos parlamentares.

Antes da entrevista ao SBT, Dilma falou ao vivo no Jornal da Band e deixou claro que é “muito difícil que não tenha consulta popular” na reforma política. Além disso, a presidente se mostrou aberta ao diálogo, mas sem ceder a todas as exigências da oposição.

Nenhum comentário: