01/09/2014

REFLEXOS DA CRISE

Em um ano, mais de 1,1 mil petroleiros ficaram desempregados no RN

Foto: Wellington Rocha
A trajetória promissora do Estado do Ceará com relação à exploração de poços de petróleo está deixando o Rio Grande do Norte com o sentimento muito aquém das expectativas de produção na bacia potiguar. Enquanto os cearenses receberam 24 novas perfurações de poços terrestres do mês de março até hoje – segundo informações divulgadas pelo Diário do Nordeste – os norte-riograndenses assistem ao declínio da produção de petróleo em solo potiguar. Há no mínimo três anos há um visível declínio na exploração em terras potiguares.

Como resultado disso e da desaceleração da produção, empresários que trabalham como prestadores de serviço para a Petrobras estão amargando prejuízos e provocando uma onda de demissões de petroleiros em Mossoró e região. Só o Sindicato dos Petroleiros do RN registrou 1.112 demissões no período entre janeiro de 2013 e julho deste ano. Já o Sindicato dos Comerciários contabilizou 210 desempregados em outras atividades relacionadas ao setor.

Entretanto, há um mercado que está absorvendo essa mão de obra qualificada. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), Silvio Torquato, as demissões estão sendo aproveitadas para a produção de energia eólica.

Nenhum comentário: