29/07/2014

A SENADORA DE CEARÁ-MIRIM

Ana Célia propõe aplicação imediata dos 10% do PIB na educação

anacelia_h1
A professora Ana Célia (PSTU), candidata ao Senado, defende a aplicação imediata de 10% do PIB na educação.
 
A professora Ana Célia (PSTU), candidata ao Senado, defendeu hoje (29) a aplicação imediata de 10% do PIB na educação. "Precisamos de mais investimentos já. Nada de esperar 10 anos, como propagam alguns partidos. A sociedade precisa atentar para precarização do serviço público nos contratos de terceirização. Muitos trabalhadores da educação não têm seus direitos garantidos e sequer contam com plano de carreira", propôs em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM.

Ela criticou o atual piso nacional dos professores: "O piso foi aprovado com graves problemas. Ele foi aprovado levando em conta uma formação que não existe mais - a de nível médio. A maioria dos prefeitos contrata professores para pagar proporcionalmente uma jornada de 40 horas, sem levar em conta a jornada múltipla da categoria. Resultado: apenas uma pequena parcela recebe o piso. Quem aprovou esse piso como grande avanço sabe disso", comentou.

A candidata do PSTU considera o Senado uma casa muito conservadora: "É preciso rediscutir o papel daquela casa. Muitas discussões de interesse do trabalhador não avançam. Talvez fosse necessário um parlamento único, onde as propostas possam ser analisadas de forma mais ágil", falou.

Em relação às manifestações de rua, Ana Célia disse que os movimentos sociais mostraram que os governos fazem uma inversão de prioridades, que a população está atenta a isso e clama por melhorias no serviço público, o que será uma de suas prioridades no Senado.

A candidata ao Senado afirmou que o partido não é a favor dos atos de vandalismo nas manifestações e que existe um setor (black block) que promove ações isoladas e que invertem o sentido do movimento. "Não compartilhamos com essas ações", garantiu.

Quando trata da redução da maioridade penal, Ana Célia diz que isso não vai resolver o problema da violência e da criminalidade. "É preciso passar por investimentos na Educação e por uma política de segurança no país", ressaltou a candidata do PSTU.

Na área da Segurança, o PSTU defende a unificação das polícias e a mudança de perfil das forças policiais, tornando-a mais de caráter civil.

Ana Célia é a favor da discussão de um novo pacto federativo, desde que o debate seja feito de forma mais organizada e com mais autonomia para os entes federados.

"O PSTU acredita que pode avançar na preferência do eleitorado. A proposta é falar a verdade e falar o que o trabalhador sente", disse Ana Célia.

Nenhum comentário: