25/02/2012

MENSAGEM PARA MEDITAÇÃO


As Capitanias Hereditárias


As Capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares. Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária). Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).

Estou escrevendo este pequeno artigo pra ver se vocês lembram onde temos aqui em Ceará-Mirim pequenas capitanias hereditárias. Lembraram-se da Câmara Municipal? Lembraram bem. Lá temos bisnetos, netos e filhos de ex-vereadores. Saem dos mandatos, mas deixam um donatário para tomar conta de seu mandato.

Não estou querendo afirmar, nem por em dúvida o trabalho de nenhum de nossos edis que hoje ocupam as cadeiras em nosso Parlamento Municipal, mas apenas fazermos uma pequena reflexão sobre como votamos, e eu não me excluo deste sistema, pois necessitamos de uma renovação em nosso sistema político partidário e eleitoral para que possamos revigorar nosso tão arcaico sistema de votação.

Vamos meditar sobre este tema.

Adriano César – Cearamirinense de coração

2 comentários:

Anônimo disse...

CARO ADRIANO VOÇE ESQUECEU DE MENCIONAR O NOSSO SAAE POIS SEU TIO PRAXEDES E DONATARIO DESTA CAPITANIA.POIS VOCE FOI POSTOS PRA FORA POR INCOMPETENCIA E ELE EM
TROCA DO APOIO A ESTE PREFEITO JA NOMEOU OUTRO DIRETOR SEM O MENOR CONHECIMENTO DO CARGO.E AI O QUE E QUE VOÇE DIZ.

dagoberto marsau disse...

adriano para de ser hipocrita.